Ecocardiograma Bidimensional com Doppler Colorido

O ecocardiograma bidimensional com Doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração são captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente e transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterções estruturais e/ou funcionais do coração.

Como é feito:
Com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições.

Indicação:
- Avaliar a função cardíaca na presença de falta de ar, inchaço nas pernas ou sopros no coração.
- Doenças cardíacas que comprometem as válvulas do coração.
- Na presença de próteses valvares.
- Dor torácica com suspeita de etiologia cardíaca, com diferenciação entre síndrome isquêmica aguda, pericardite, estenose valvar aórtica, prolapso de valva mitral, cardiomiopatia hipertrófica e outras patologias extra cardíacas.
- Efeitos da hipertensão arterial sistêmica.
- Eventos cardioembólicos, centrais ou periféricos.
- Hipertensão no tromboembolismo pulmonar e em doenças pulmonares.
- Substrato anatômico para arritmias e síncope.
- Massas e tumores intracardíacos.
- Doenças do pericárdio
- Doenças de aorta torácica, da artéria pulmonar e das veias cavas e pulmonares.
- Cardiopatias congênitas.
- Pacientes criticamente enfermos ou politraumatizados.
- Rotina cardiológica em pacientes assintomáticos, porém sob situações especiais, como gravidez ou atividade atlética de alto desempenho.
- Seguimento evolutivo dessas doenças ou avaliação do efeito de medidas terapêuticas.

Contraindicação:
Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.

Limitações do Exame:
-Limitação de janela acústica interposição de ar ou tecidos (enfisema subcutâneo, doença pulmonar obstrutiva periférica (DPOC), obesidade, prótese mamária, entre outros).
- Limitação de acesso ao tórax (curativos feridas cirúrgicas, drenos, entre outros).

Preparo:
- Não é necessária nenhuma preparação específica antes do exame em adultos.