O QUE É A GORDURA TRANS?

O QUE É A GORDURA TRANS?

É um tipo de gordura que pode ocorrer naturalmente em alimentos de origem animal ou ser produzida industrialmente por meio de processos tecnológicos.

Este segundo processo é a forma como a gordura trans é mais frequentemente encontrada nos produtos alimentícios. Para a sua produção, o óleo líquido é transformado em gordura sólida, conferindo, por um baixo custo, maior crocância, sabor e prazo de validade aos produtos.

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, principalmente em produtos ultraprocessados como:
  • sorvetes
  • cremes vegetais
  • massas instantâneas
  • salgadinho de pacote
  • bolos prontos
  • biscoitos
  • chocolates
  • pipoca de microondas
  • margarina

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA?

As doenças do coração são a principal causa de morte e de internação hospitalar no Brasil. Em 2015, essas doenças causaram
31,2% do total de óbitos no País

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

COMO SABER SE O ALIMENTO CONTÉM GORDURA TRANS?

A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na TABELA NUTRICIONAL.

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

A identificação da gordura trans também é obrigatória na LISTA DE INGREDIENTES, porém, não existe uma padronização. Diversas denominações distintas são utilizadas pela indústria para se referir a esse ingrediente, o que pode gerar confusão e induzir o consumidor a erro:

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

Outro problema para a identificação da gordura trans é que as embalagens podem utilizar a ALEGAÇÃO de “não contém gordura trans” ou “zero gordura trans” quando sua quantidade for igual ou inferior a 0,1 grama/porção.

 

 O QUE É A GORDURA TRANS?

 

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

*Estudo desenvolvido por pesquisadores em nutrição do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e do Idec. (Ricardo et al. Trans fat information of Brazilian package foods. Artigo em revisão. 2019.)
Estudo feito entre abril e julho de 2017 nas 5 principais redes de supermercado do Brasil. Foram analisadas as informações presentes nos rótulos de 11.434 produtos.
Para chegar aos resultados, foi comparado o que o produto apresenta em sua lista de ingredientes com as informações presentes nas alegações nutricionais.

 

A PROIBIÇÃO DA GORDURA TRANS NO MUNDO

Atualmente, a OMS recomenda que o consumo diário de gordura trans não ultrapasse 1% do valor energético total de uma dieta — o que representaria algo como não mais do que 2g por dia em uma dieta de 2.000 calorias, ou uma colher de sobremesa de margarina.

O QUE É A GORDURA TRANS?

 

Em 2007, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) recomendou a eliminação da gordura trans produzida industrialmente e planejou estabelecer um prazo para o banimento total da gordura trans nas Américas.

 

E NO BRASIL?

Atualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) discute formas de restringir e até proibir a presença de gordura trans em alimentos. Em dezembro de 2018, houve uma reunião para discussão técnica sobre o tema. Está prevista ainda para 2019 uma consulta pública como parte do processo regulatório sobre gordura trans.

 

O QUE É A GORDURA TRANS? 

 

FONTE: idec.org.br