Ecocardiograma de Carótidas e Vertebrais Colorido com Doppler

O que é o exame?
 É um método de imagem, que utiliza ultrassom para avaliar em tempo real a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Não utiliza radiação. O paciente fica deitado com o pescoço inclinado em direção oposta ao lado que será examinado. No local examinado, aplica-se um gel e move-se um transdutor, que capta imagens em cortes transversais e longitudinais.

Para que serve?
Avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais. Algumas indicações para realização do exame são: ataque isquêmico transitório, sopros na região cervical, acidente vascular cerebral, acompanhamento de pacientes com estenose carotídea e acompanhamento após angioplastia carotídea e endarterectomia.
Atualmente também é utilizado para a identificação da presença de espessamento médio intimal, que é precursor da placa ateromatosa, e que está associada ao aumento do risco cardiovascular. Desta forma estabelecendo metas mais rigorosas no controle dos fatores de risco, como do colesterol, tornou-se ferramenta importante na estratégia de prevenção das doenças cardiovasculares o que faz parte das novas diretrizes nacionais e internacionais

Riscos
Não há riscos específicos do procedimento.