M.A.P.A. 24 horas

detalhes do exame:


A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o exame que mede a pressão arterial durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Realiza em torno de 80 leituras de pressão durante todo este período.

A MAPA de 24 horas não só tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório.

Aproximadamente 30 % das pessoas tem sua pressão elevada durante sua medidas realizadas no consultório médico, fato que pode gerar erros de diagnóstico e no tratamento.

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.

A MAPA de 24 horas é um aparelho composto por um monitor leve e pequeno, colocado na cintura, que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação. (Ferimentos, alergias, braço do mesmo lado em pacientes operadas de mastectomia, etc)

A cada 15 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

A MAPA de 24 horas deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

A MAPA de 24 horas está indicado em pacientes com suspeita de hipertensão do avental branco (condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele) e da hipertensão mascarada (quando o paciente mede pressão normal no consultório médico e elevada fora dele). Avaliação da eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas, tanto no sono quanto na vigília.
Avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa).

A MAPA de 24 horas está contraindicado quando não é possível ajustar a braçadeira ao braço do paciente.
Quando o paciente apresenta valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou parkinsonismo.

Pode ser realizado em pacientes grávidas pois não interfere no Feto.

RECOMENDAÇÕES:

  • Vir de banho tomado, pois não poderá tomar banho nas próximas 24 horas;
  • Vestir roupa solta e com mangas largas;
  • Trazer um cinto da sua preferência ;
  • Não usar vestido;
  • Trazer a relação dos medicamentos de uso diário;
  • Não se deve bater, molhar, sujar ou deixar cair o aparelho. Pedimos muito sua colaboração neste quesito;

Nota: Solicitamos respeitar o horário marcado para não correr o risco de ter o exame cancelado.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
x

Olá! Como posso te ajudar?

Marque sua consulta aqui!