Holter 24 horas

detalhes do exame:


O Holter é um exame que serve para monitorar o registro elétrico de todos os batimentos do coração durante 24 horas.

O Holter 24 horas é utilizado para avaliar a presença de arritmias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco) tanto para mais (taquiarritmias) como para menos (bradiarritmias), bem com irregularidades no ritmo (extrassístoles). Além disso pode colaborar na investigação de isquemia miocárdica - falta de oxigênio no músculo cardíaco (angina).

O Holter de 24 horas é indicado quando o paciente apresenta palpitações, tonturas, desmaios, dor no peito, ou mesmo quando nada sente e o médico percebe alterações durante o exame clínico. É mais útil quando os sintomas ou alterações acontecem numa frequência maior, diária preferencialmente.

O Holter de 24 horas é um aparelho que usa eletrodos de contato os quais são aderidos ao tórax do paciente, prévio preparo (depilação do local em homens) e conectados ao gravador por meio de cabos. O monitor é afixado à cintura do paciente.

O paciente permanece com o aparelho por 24 horas e executa todas as atividades normais do dia a dia, para que realmente a gravação reproduza o seu cotidiano.

O paciente receberá um diário para anotações dos sintomas para posterior correspondência ao traçado eletrocardiográfico obtido. Enquanto estiver com o gravador, anote com precisão os horários das atividades mais relevantes e principalmente dos sintomas que apresentar.

O paciente é orientado para não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que interferem, impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.
Liberada a utilização de telefones celulares, micro-ondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.

Após a retirada do Holter de 24 horas o paciente deverá ter alguns cuidados como utilizar creme hidratante no local de contato dos eletrodos, após o banho.

Não expor a pele do tórax onde estavam os eletrodos ao sol por 3 a 5 dias.

Você precisa informar ao seu médico sobre os medicamentos em uso, pois alguns podem interferir com o exame (antiarrítmicos, betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio). Alguns podem ser suspensos temporariamente antes do exame, outros não, sempre a critério do seu médico cardiologista.

Não existe contraindicação para o Holter de 24 horas. É um exame completamente passivo. O máximo que pode ocorrer é uma reação (vermelhidão) na pele onde foi colado os eletrodos.

Pode ser instalado em pacientes grávidas pois não interfere com a parte elétrica do coração do Feto.

 

RECOMENDAÇÕES:

  • Trazer aparelho de barbear descartável;
  • Vir de banho tomado pois não poderá tomar banho após 24 horas;
  • Vestir Roupas soltas e de mangas largas;
  • Trazer um cinto da sua preferência;
  • Não vir de vestido;
  • Trazer a relação dos medicamentos de uso diário;
  • Se for portador de Marcapasso entregar a sua carteirinha para o técnico;
  • Não se deve bater, molhar, sujar ou deixar cair o aparelho. Pedimos muito sua colaboração neste quesito. Evite puxar os cabos dos eletrodos;

Nota: Solicitamos respeitar o horário marcado para não correr o risco de ter o exame cancelado.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter