Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico é um exame complementar de diagnóstico que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração.

O Teste Ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante.

São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos do Teste Ergométrico são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

A Diretriz do Departamento de Ergometria e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre teste de esforço mostra que sua indicação é bastante ampla: Na Doença Arterial Coronária, na Hipertensão Arterial,nas arritmias, na população sadia ou aparentemente normal, indicações especiais.

O Teste Ergométrico está contraindicado em:Portadores de doença arterial coronária que estão instáveis (sintomas progressivos ou que ocorrem em repouso, angina instável, infarto em evolução) ou que apresentam obstrução no tronco da artéria coronária esquerda ou equivalente; Arritmias não controladas; Miocardites e pericardites agudas; Estenose aórtica grave; Hipertensão arterial grave; Embolia pulmonar; Qualquer enfermidade aguda; Limitação física ou emocional; Intoxicação medicamentosa; Gestação.

Para realizar o Teste Ergométrico o primeiro passo é coletar dados com o paciente e descritos no pedido médico para definirmos a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente.

A seguir são colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido.

A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação.

A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol etc), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, nitroglicerina etc).

Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol, até 72 horas após o exame, pois pode surgir irritação da pele, no local da colocação dos eletrodos.
Obs.: Endoscopia digestiva ou Colonoscopia não devem ser realizadas no mesmo dia do teste ergométrico.

O Teste Ergométrico é considerado POSITIVO se a interpretação do exame envolve múltiplos fatores: presença de sintomas, os níveis de pressão arterial, o comportamento da frequência cardíaca, a capacidade física, os distúrbios do ritmo cardíaco e as alterações observadas no eletrocardiograma registrado durante o esforço.

O risco de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixo e menor do que 1 para cada 20.000 exames realizados.

A sensibilidade (chance de o exame ser positivo quando a doença arterial coronária está presente) e a especificidade (chance do exame ser negativo quando a doença arterial coronária está ausente) do Teste Ergométrico situam-se entre 70% e 80 %.

Algumas vezes, o Teste Ergométrico pode ser “falso-positivoâ€, especialmente nas mulheres, sem significar doença arterial coronária obstrutiva.

O Teste Ergométrico pode ser associado à realização de exame de Medicina Nuclear (Cintilografia de Perfusão Miocárdica associada ao Teste Ergométrico) e ao Ecocardiograma (Ecocardiografia sob Estresse Físico).

PREPARO:

• Trazer um par de tênis;
  • Short, bermuda ou malha esportiva;
  • Toalha de rosto;
  • Sutiã ou Top (Mulheres);
  • Para homens, depilar totalmente a região do tórax e abdômen;
  • Antes do Teste fazer uma refeição leve;
  • Não Fumar 3 horas antes do exame;
  • Evitar esforço físico exagerado na véspera do exame;
  • Caso esteja tomando algum medicamentos trazer o nome por escrito;
  • Trazer o último Eletrocardiograma, se tiver;
  • Não utilizar cremes ou óleos antes do procedimento;

Nota: Solicitamos respeitar o horário marcado para não correr o risco de ter o exame cancelado.